A Endodontia (conhecida por “desvitalização”) é a especialidade que trata as doenças na polpa dentária (rolo vasculo nervoso).
Cada dente possuí um sistema de vasos sanguíneos e nervos no seu interior, a chamada polpa dentária (rolo vasculo nervoso), que se estende até às raízes através dos canais radiculares. Esta polpa dentária pode ser infetada por bactérias em diversas situações como numa cárie extensa, trauma dentário, doença das gengivas, tratamentos restauradores dentários repetidos, e outras.
Quando a infeção atinge a polpa do dente, este perde a capacidade de defesa e recuperação. A patologia origina sensibilidade aos estímulos térmicos (ao frio e ao calor), e pode provocar um abcesso dentário que se alastra aos tecidos em redor, e causa dor e inchaço. Com a evolução da infeção, a polpa dentária pode “morrer”, isto é, entrar em necrose, o que vai ser acompanhado por uma dor dentária intensa.
Assim, é forçoso remover toda a polpa dentária, eliminar as bactérias e desinfetar os canais. No final da intervenção, os canais radiculares são selados para impedir a entrada de novas bactérias.